Saudades da Pré-escola? Eu não. Faço isso todo dia...

Friday, January 27, 2006 12:00 PM Posted by Lucas Welter
Outro dia eu pedi que me arrumassem uns programas legais. Confesso que meus amigos tem feito esforços. Por exemplo, a Deby, ontem saiu de Novo Hamburgo e veio para POA para sair comigo. Programa light, conversamos um montão embalados por água sem gás e água com gás. Aliás, conversar com a Deby é algo muito especial, acho que não consigo colocar em palavras. Ela ficou me contando maravilhas de um intercâmbio que ela fez recentemente no Canadá onde deram uma aula muito legal sobre planejamento usando Lego. Eis que Lego é uma excelente lembrança da minha infância. Da pré-escola.

Minha mãe sempre achou que eu quis fazer arquitetura porque nunca quis abandonar os lápis de cor. Nem os hidrocores, nem as tintas, nem os papéis legais, nem a cola, muito menos a tesoura e todas aquelas coisas legais do jardim de infância. Faculdade de Arquitetura é quase isso: um upgrade no teu jardim de infância. Quando eu estava no primário, lembro de todo ano no começo do ano letivo nós saíamos para comprar material escolar. Deviam ser momentos de tortura para a Dra. Sirley. Além de gastar horas dentro da papelaria, saia com a conta bancária bem mais baixa. O máximo eram as caixas de lápis de cor de 36 cores (honestamente, umas coisas duras que nem pintavam direito). Outro dia, andando com um amigo meu na rua, quando contei que existem caixas de 120 cores ele quase teve um ataque. Eu gostava mesmo era de giz de cera. Lá pelas tantas, ganhei da minha mãe uma caixa de giz importados, Caran d’Ache, a oitava maravilha do mundo. Depois, uma tia artista me deu uma caixa de lápis de cor alemães, a nona maravilha do mundo. E depois vieram os hidrocores com cores legais, as aquarelas importadas e no ano passado, nos USA, tive coragem de comprar um outro estojo novo de hidrocores.

Confesso que mantenho um estoque pessoal de material de desenho de fazer inveja a muita papelaria. Acho muito legal ter a mesa cheia de copos de vidro com canetas, canetas coloridas, hidrocores e todo tipo de parafernália sempre a mão. Mesmo que não use mais. O computador eliminou muito disso, mas confesso que ainda não deu a agilidade necessária para substituir completamente. Acordei criativo, expressivo. Ataquei a caixa de aquarelas e comecei a pintar, fazia muito tempo que não pegava nas tintas... ando meio destreinado. Ano passado nos USA, fui obrigado a trabalhar bem mais com papel e canetas do que eu imaginei, então senti o drama dos anos longe do desenho. O computador, de fato, não acompanha o raciocínio da forma como uma caneta nas mãos acompanha.

Acho que no fundo minha mãe estava certa. A arquitetura foi uma grande desculpa para ficar por perto dos lápis de cor e nunca deixar o lado legal da pré-escola. Mas por um lado, eu não posso me queixar de saudades, afinal, ainda conservo e uso os hidrocores e lápis de cor e eles, agora, são bem melhores.

A diferença entre um adulto e uma criança é o preço dos brinquedos
Não sei quem disse, mas é bem verdade.

Deby, valeu pela companhia!


Aquarela by Lucas. Dia de chuva em Porto Alegre

1 Response to "Saudades da Pré-escola? Eu não. Faço isso todo dia..."

  1. Anonymous Says:

    Que aquarela LINDA!!!
    Voltei pra labuta, mas o Notes está fora do ar . Detalhe: só o meu - universo, ou o que quer que a gente acredite;)Beijos...