Não tem preço?



Passagem de bus para Cabarete Beach, 8 dólares;
Hotel com piscina nos 27 graus naturalmente aquecida, 20 dólares;
Refeição em restaurantes cool com música lounge, 8 dólares;
Cerveja Presidente na praia, 1,20 dólares;
Aulas de windsurf, 50 dólares;

4 dias de praia depois de trabalhar 10 horas por dia durante 6 semanas, não tem preço.


Los hermanos


After-lunch-nap

Saí de férias

Volto na terça. Finalmente vou para a a praia...

Acabou a lua de mel

A lua de mel acaba quando as pequenas coisas que antes não incomodavam começam a incomodar. Culturalmente falando, o período que começa agora é justo o final da lua de mel. Estou chegando em casa cada dia mais irritado com algumas coisas que tenho que vivenciar. O que no começo eram só diferenças culturais, agora irritam um pouco... por mais treinado que eu seja... Casos comuns:

Disciplina
A falta de disciplina das pessoas é algo me incomoda muito. Falta disciplina para tudo, desde formar uma simples fila, no trânsito, participando de uma reunião até mesmo no trabalho. Falta muita disciplina no trabalho. E a maioria das pessoas com as quais eu convivo não leva sua agenda a sério. Sabiam que as reuniões e encontros precisam ser confirmadas e reconfirmadas e reconfirmadas e reconfirmadas e mesmo 1h depois da hora marcada para qualquer coisa começar a gente precisa ligar para as pessoas para saber onde estão?

Clima
Caribe, olha daquilo que a gente imagina, não tem nada por aqui. Hoje foi feriado e eu crente que ia tirar fotos na Zona Colonial... Começou a chover e não parou até agora, 11 da noite. Estava vendo um filme com os guris na TV e estávamos comentando de ir para zona colonial quando olho pra fora e reclamo “que mierda de Caribe...”e os dois caem na gargalhada. De verdade, o clima não tem colaborado.

Sistema bancário
Taí algo que os brasileiros precisam se orgulhar. Aqui é muito primitivo se comparamos a tudo que se pode fazer eletronicamente no Brasil. Inclusive, o uso de cheques é uma instituição... quase não existem transferências... é cheque para todos os lados... e o mais interessante: se pode ter contas em dólares, e enviar cheques em dólares. E olha que eles pagam tarifas altas como nós brasileiros para manter suas contas abertas.

Atrasos
Os atrasos são uma instituição nacional, independente da hierarquia o da importância do negocio. Totalmente cultural e não tem o que fazer com isso. Ontem mesmo tive um treinamento de Policy Governance com o Conselho Diretor do AFS local. Marcado para às 17h. Começou às 18h20min... terminou às 0h30min e eu tive que respirar fundo umas infinitas vezes... a falta de disciplina durante uma reunião é algo... e a mesma coisa no escritório... eu evito reuniões com mais de 2 pessoas... porque certamente vai ser algo sem fim...dada a falta de disciplina. E olha que nós brasileiros nem somos tão disciplinados, apesar do Ordem e Progresso.

Deixa eu parar por aqui antes que o Bennett passe por aqui e me declare em defesa total contra outras culturas. Amanhã é meu último dia de trabalho aqui... mas volto em janeiro para outra temporada, mas só de 2 semanas... hehehe.

Sábado morto

Sunday, August 13, 2006 2:10 PM Posted by Lucas Welter 1 comments
A foto aí abaixo eu tirei para comemorar o nascimento de um filho. Explico: não fazia parte das minhas tarefas... mas se mostrou urgente reestruturar totalmente o orçamento do AFS aqui. Passei duas semanas em que o Excel foi o meu melhor amigo e após muito trabalho terminei com uma super planilha com milhares de vinculações em que tu mexes um numerozinho e até os gráficos são alterados... Fiquei orgulhoso do feito. E me permitiu elaborar cenários muito interessantes de possibilidades orçamentárias.


Ontem eu trabalhei 15 horas. Estivemos organizando um workshop para voluntários, ficou muito bacana. E foi uma experiência muito gratificante ver todo o escritório na sexta-feira trabalhando nisso. Verdadeiro trabalho em equipe, com responsabilidades delegadas. Agora vamos falar sério: é muito complicado e difícil gerenciar equipes. Tem que ter muito tato, prestar muita atenção nas necessidades individuais, ser tolerante e ter paciência com que não é tolerante com outras idéias...

O resultado no final, foi, digamos, bem Lucas... 4 seminários simultaneos acontecendo na ilha em duas semanas, um grupo super motivado e muito post it...

Mas no final do dia ainda consegui ligar para a mãe para dar os parabéns pelo dia do advogado. Parabéns aos amigos advogados pelo dia! E as advogados wanna be também!

Porém, hoje, sábado, passei o dia na cama, morto de cansado. For that quote: That which does not kill you only makes you stronger, I have to say that person never worked here...Agora acabo de chegar em casa, saí com os guris um pouco para trocar de ares... mas sem beber... Minha resistência está abalada... mas foi por uma boa causa: amanhã quero passar a tarde na zona colonial tirando umas fotos. Acabo de me dar conta que só tenho mais uma semana aqui.

Receita do dia: fórmula para acabar com cucarachas: Bolinhos de Ácido Bórico da Tia Eli.
Misturar 1/2 libra de ácido bórico com uma lata de leite condensado, fazer pequenas bolinhas e espalhar pela casa. Advertir o Máximo que não é para ele comer e esperar a reação das cucarachas: hum, en esta casa dan picadera*!
*o equivalente a salgadinhos...

Mais imagens, menos texto.


Máximo, in a very self-expression moment...


Pedro Carlos e Maria, fim de semana retrasado; Dia dos pais.


trânsito em dia de furacão...pensando melhor, trânsito todos os dias...


Lucas in action.


Meu admirável staff novo...


Cheesecake para comemorar 100% de colocações na deadline.

De volta

Estimados leitores,
Após uma trégua, aqui estou eu novamente. Em notas curtas e rápidas, mas com conteúdo.

Email
Hoje meu email (lucas@welter.com) achou que tudo que vinha de @afs.org era SPAM e bloqueou a entrada na caixa postal. Por mais que às vezes eu concorde (tem mensagens do AFS que são piores do que spam), eu agora trabalho nisso sério e preciso dos emails. Lotus Notes, o programa coorporativo que usamos, muito eficientemente fica me avisando de 5 em 5 minutos que não consegui entregar o email em lucas@welter.com... Dessa forma, vejam o estado da minha caixa postal... Sem condições de trabalhar sério, fiz um workshop com o pessoal do escritório... muito post it e papel colorido. Amanhã publico a foto.


Cinema
Aproveito que moro do lado de um multiplex para ir muito ao cinema. Aqui o filme começa necessariamente na hora marcada. Os trailers e comerciais é que começam antes. Tipo, sessão às 8h30min, se tu não queres perder os trailers, chegar às 8h10min... e não é só isso... já sabia que esse povo das Antilhas A-M-A cinema, mas aqui ta demais... mesmo morando do lado, tem que ir uma hora antes, porque as filas e salas lotadas são incríveis... e isso que custa 12 reais.... para quem tava acostumado às CCMQ e carteiras de estudantes... Mas a maioria dos filmes tá bem atrasado com relação ao Brasil. E sabiam que a última sessão é às 8h30min durante a semana e às 10h nos finais de semana? Sociedade muito conservadora, a gente tem que estar em casa cedo...

Sábado doente
Passei o sábado em casa doente, acho que só cansaço... Ok, na sexta bebi das 18h às 3h da manhã (só Presidentes, garanto...) com o pessoal do escritório e depois chegaram meus irmão e amigos e inclusive Don Pedro Almonte (meu pai hospedeiro – me sinto estranho assim...), mas a Presidente nunca ia me trair ou decepcionar... Estivemos num café muito cool na zona colonial... muito legal, companhia agradável, musica longe... ambiente bem Lucas. Voltando ao sábado, dia em casa, entre a cama e o sofá e a sopa da avó... Pelo menos temos HBO... só não me senti pior por causa do Chris.

Chris
Este foi o furacão que se converteu em tormenta tropical e passou por aqui entre sexta e sábado deixando o tempo no-jen-to. Momento Barsa: furacões tem nomes alternados de homem e mulher, e todo ano começa uma lista nova. A para o primeiro, B para o segundo, assim que Chris foi o terceiro. A temporada oficial de furacões vai de maio a setembro, mas às vezes tem alguns fora do lugar. Assim que este ano estamos num ano calmo. Ontem chegou um email de uma família finlandesa perguntando se o filho deles que vamos hospedar aqui na RDom ficaria numa cidade na rota de furacões: pacientemente respondemos que todo o Caribe fica na rota dos furacões, mas que como todo caribenho a preferência deles é pelos USA mesmo... assim sempre acabam por esbarrar na costa americana, preferencialmente na Flórida. Inclusive quando são devastadores os nomes deixam de ser populares...

Domingo familiar
Domingo fui com os guris e com o pai para a piscina antes do almoço em família. Com a mãe na Europa, fica até engraçado ver nós 4 juntos... especialmente pelo meu contraste gringo. De verdade vou sentir saudades deles. O Máximo é meu parceiro de corridas e bicicleta pela manhã e o Pedro Carlos meu parceiro de cinema. Ambos são parceiros de festas... E rimos muito juntos... Sou o preferido da avó e o Pedro Carlos adora tirar sarro disso dizendo que quando ela quer algo que peça ao preferido... Fomos ao cinema no domingo para ver The devil wears Prada... e quando chegamos o Pedro Carlos ficou fazendo uma associação da minha vida com o filme... Eu não uso Prada (uso outras marcas – hehehe). De verdade, o guri com 21 anos falou algumas verdades muito interessantes, ou seja, compreendeu muito de mim em apenas 4 semanas. Terapia até às 2h da manhã.. Pior, fiquei mal toda segunda-feira. Novamente, são gente boa demais e tem dado um super apoio psicológico que essa experiência exige.

A porta do banheiro
A porta do banheiro agora fecha. Veio alguém e arrumou. Jamais imaginei que ia aproveitar tanto minha intimidade. Sim, isso é tema para um ensaio exclusivo, mas muitas vezes a gente só dá valor ao que perde... mas confesso que já estava me acostumando a sempre ter alguém a mais no banheiro.

Diretor Novo
Semana passado começou o diretor novo do AFS DOM... o que me eximiu de muitas responsabilidades... mas não do trabalho. Por isso também parei de escrever. E também porque meu chefe veio me visitar e passou dois dias grudado no meu escritório...Acho que saiu contente com o que viu... Quer que eu vá para Costa Rica com ele em setembro. Vou dominar o Caribe...

O MAC
O Mac continua doente... mais do que um computador, o mac tem sido um amigo. E como um amigo, cruzou a Golden Gate de bicicleta, fez backpacking na Índia, quase tomou banho na Fontana di Trevi, ou seja, viajou comigo nos últimos dois anos... Talvez por isso mesmo tenha pedido um tempo. Problemas com a placa lógica, o que equivale a comprar um novo... mas dessa vez vou pagar a garantia extendida de 3 anos.

Máximo
O Máximo é pior do que o Monet (meu gato). Nunca dorme mais de 3 dias no mesmo lugar. Hoje mesmo procurei ele para correr de manhã e não achei. Me ligou às 11 dizendo que tinha dormido no sofá da sala de jogos do prédio... Sério... para saber onde dormiu, basta procurar o ninho pela casa... ou pelo prédio.

Meio desligado.

Assiduos leitores.

Meu computador achou essa ilha meio quente demais e resolveu partir para um outro plano material. Literalmente se super-aqueceu... Até que a assitência técnica descubra o que fazer com ele (se algo faz falta por aqui é pressa...), estarei diminuindo a quantidade de posts. Porém, uma boa notícia: dessa vez tenho todos os dados do HD!

E vou diminuir inclusive porque essa semana meu chefe vem acompanhar minha exposure e eu preciso terminar zilhões de coisas antes que ele apareça na quinta. Mas na sexta, quando ele já tiver deixado o país, eu pagarei o happy hour...

Paciência! Eu volto em breve.