Acabou a lua de mel

Friday, August 18, 2006 12:38 AM Posted by Lucas Welter
A lua de mel acaba quando as pequenas coisas que antes não incomodavam começam a incomodar. Culturalmente falando, o período que começa agora é justo o final da lua de mel. Estou chegando em casa cada dia mais irritado com algumas coisas que tenho que vivenciar. O que no começo eram só diferenças culturais, agora irritam um pouco... por mais treinado que eu seja... Casos comuns:

Disciplina
A falta de disciplina das pessoas é algo me incomoda muito. Falta disciplina para tudo, desde formar uma simples fila, no trânsito, participando de uma reunião até mesmo no trabalho. Falta muita disciplina no trabalho. E a maioria das pessoas com as quais eu convivo não leva sua agenda a sério. Sabiam que as reuniões e encontros precisam ser confirmadas e reconfirmadas e reconfirmadas e reconfirmadas e mesmo 1h depois da hora marcada para qualquer coisa começar a gente precisa ligar para as pessoas para saber onde estão?

Clima
Caribe, olha daquilo que a gente imagina, não tem nada por aqui. Hoje foi feriado e eu crente que ia tirar fotos na Zona Colonial... Começou a chover e não parou até agora, 11 da noite. Estava vendo um filme com os guris na TV e estávamos comentando de ir para zona colonial quando olho pra fora e reclamo “que mierda de Caribe...”e os dois caem na gargalhada. De verdade, o clima não tem colaborado.

Sistema bancário
Taí algo que os brasileiros precisam se orgulhar. Aqui é muito primitivo se comparamos a tudo que se pode fazer eletronicamente no Brasil. Inclusive, o uso de cheques é uma instituição... quase não existem transferências... é cheque para todos os lados... e o mais interessante: se pode ter contas em dólares, e enviar cheques em dólares. E olha que eles pagam tarifas altas como nós brasileiros para manter suas contas abertas.

Atrasos
Os atrasos são uma instituição nacional, independente da hierarquia o da importância do negocio. Totalmente cultural e não tem o que fazer com isso. Ontem mesmo tive um treinamento de Policy Governance com o Conselho Diretor do AFS local. Marcado para às 17h. Começou às 18h20min... terminou às 0h30min e eu tive que respirar fundo umas infinitas vezes... a falta de disciplina durante uma reunião é algo... e a mesma coisa no escritório... eu evito reuniões com mais de 2 pessoas... porque certamente vai ser algo sem fim...dada a falta de disciplina. E olha que nós brasileiros nem somos tão disciplinados, apesar do Ordem e Progresso.

Deixa eu parar por aqui antes que o Bennett passe por aqui e me declare em defesa total contra outras culturas. Amanhã é meu último dia de trabalho aqui... mas volto em janeiro para outra temporada, mas só de 2 semanas... hehehe.

1 Response to "Acabou a lua de mel"

  1. Angel Says:

    hahaha... o Bennett não passou não, mas eu passei e claro que te vi neste estágio polarizado desde a primeira linha do post!!! ou seja, chegamos à conclusão que mesmo tendo feito dois intercâmbios vamos sempre passar por estes altos e baixos ao sermos expostos a culturas diferentes? Eu aposto nisso. Venho te falando há algun tempo... Acho que vou fazer uma pós em Antropologia só pra defender esta tese...
    Beijos e bom retorno. A vantágem é que aqui tá todo mundo morrendo de saudade e vai te mimar bastante na tua volta.