O melhor filme de 2005 eu assisti em 2006

Sunday, February 19, 2006 1:10 PM Posted by Lucas Welter
Por não ter nenhum filme que eu tenha verdadeiramente ficado fascinado em 2005, não consegui formular uma lista dos melhores do ano. Porém, descobri hoje que o melhor filme de 2005 eu assisti em 2006. Aliás, quase todos os indicados ao Oscar 2005 só estrearan no Brasil em 2006.

Só para não dar o gostinho de ter mudado de assunto, ainda estou transtornado com o computador… mas tô pegando leve e fui ao cinema.

"Crash" é simplesmente soberbo. Um filme daqueles que se tornam inesquecíveis e já entra facilmente no meu hall de favoritos. O fantástico "Magnólia" de P.T. Anderson ganhou um concorrente de peso, pois essa história escrita e dirigida por Paul Haggis (o mesmo roteirista de "Menina de Ouro") é um êxtase emocional que suga todas as forças dos espectadores. É um filme tão complexo em termos de sentimentos, ações e reações, que me peguei umas duas vezes de boca aberta no cinema. É maravilhoso. Mas infelizmente grande maioria da população alienada não vai entender lhufas porque ele vai muito profundo no cotidiano das pessoas das grandes cidades.

Existe uma infinidade de filmes sobre a natureza humana e o quanto podemos ser um poço sem fundo de preconceitos e estereótipos, mas poucos conseguem causar tamanho impacto. "Crash" é um daqueles filmes raros, que só surgem de tempos em tempos e, sem dúvida, um dos mais poderosos que o cinema já nos ofereceu. Moral da história: será usado no próximo Treinamento AFS de Aprendizagem Intercultural.

Ainda falta assistir um dos indicados a Melhor Filme, mas a menos que eles sejam tão primorosos quanto "Crash", no que depender da minha torcida, o Oscar deste ano já tem dono.

Antes que perguntem o que eu achei do Brokeback Mountain, fantástico em termos de cinema e complexidade para retratar sentimentos e ainda a fotografia nos últimos 40 minutos é just perfect (durante todo o filme, mas no final é insuperável). Porém, me deu sono…

1 Response to "O melhor filme de 2005 eu assisti em 2006"

  1. Anonymous Says:

    Que coincidência! Estou com um texto pronto para publicar sobre os filmes de 2005...
    Não vi Crash ainda e pelo seu texto já estava decidida, mas não sei se espero pelo treinamento:)
    Em relação a Brokeback Mountain, expereimente assistí-lo junto com um monte de amigos gays num cinema do centro do Rio cheio de gays... Nada monótono! Morri de rir com os comentários, especialmente na cena em que eles matam um veadinho para comer :)