Na Costa Rica.

Monday, December 11, 2006 10:59 AM Posted by Lucas Welter
Como a situação complicada mencionada abaixo não se resolve, eu resolvi acabar com ela. O editor está de volta!

Como havia contado, acabei ganhando uns dias livres entre um projeto e outro. Meu chefe resolveu se demitir e calculou mal minhas aventuras centroamericanas... assim surgiu um espaço de 4 dias completos entre uma reunião e a seguinte:

Lucas, faz o que tu quiseres. Guatemala é uma boa opção. Eu te apoio. Lá na Guatemala é bem legal. Não tem problema, pode emitir a passagem. Já pensaste em passar na Guatemala? Só me avisas o que tu decidires. Guatemala, tu já conheces?


Vá lá... desconsiderei as mensagens "subliminares" e dividi as férias entre a Costa Rica e o México. Sei lá o que tem na Guatemala... mas vai ficar para mais adiante, já que o último relatório de risco do AFS desaconselha passar por lá. Guatemala, Guatapeor... Me sinto gringo pensando assim...

Hoje marquei com uma funcionária do AFS daqui muito gente boa para ela me levar visitar vulcões. A Costa Rica é cheia deles e tem um super ativo, mas combinamos que o Arenales (esse bem nervosinho) vai ficar para a próxima (sim, vai ter próxima visita), para poder ver à noite durante uma erupção.

O tempo não parecia colaborar e lá fomos nós. Chegando lá encima (50km de San José) perguntamos na entrada do parque como estava o tempo:

Olha, disse o guarda, pior do que aqui. Tá fechado e chovendo. Mas Feliz Natal para vocês!

Juro que não entendi essa parte do feliz natal, mas vá lá. Chegando lá encima, cheiro de enxofre, chuva e neblina. Compramos umas capas de chuva (mais caras que a entrada do parque) e a Nenis (AFS staff) me diz: é sempre assim aqui encima. Logo, já sei o que fazer se desistir do AFS: vender guarda-chuvas e capas no Vulcão Poas. O mercado está aquecido (literalmente). A partir de então, a visita ao Poas virou uma análise de mercado. Testamos capas de chuva, guarda-chuvas, sombrinhas e todo tipo de materias contra a água que vinha de todos os lados.

Eis que chegamos na cratera e adivinhem: não dava para ver 1 metro adiante. A Nenis sentencia: calma, conheço meu país. Tudo muda em 5 mim. Meterologistas são conhecidos como mentirologistas. Em 5 min teremos sol.


Pessoas contemplando a cratera do vulcão, ou o nada.

Esperamos 5 minutos e nada e então resolvi prosseguir no meu estudo de mercado. As capas de chuva devem ter um peso nas bordas, assim não levantam com o vento, guarda-chuvas mais resistentes porque eles viram com o vento forte... e bingo! O sol não veio, mas a névoa se foi por 30 segundos e fotografei a cratera.



Convencidos que a situação não ia melhorar e que bom, eu já tinha contemplado a cratera 5 vezes (em intervalos de 20 a 40 segundos), acho que podíamos considerar os pecados da semana devidamente quitados e ir embora. Antes, outra foto para a posteridade dos Programas de Indio, Classe Platinum.



Descontamos a frustração vulcânica num restaurante típico com um super almoço. Mas me diverti: cheirei enxofre durante 2 horas, senti a terra tremer e vinha um vento quente do solo muito legal. Mal posso esperar pela próxima vez.

Mas a parte mais legal foi a aula de Costa Rica que tive com a Nenis, a qual publicarei quando publicar meu guia de viagens descolado (hehehe). Definitivamente, é o país centroamericano mais organizado, mas lembra muito os outros vizinhos.

Saludos,
Lucas

PS. Vocês acreditam que meu ex-chefe acaba de atingir 4 milhões de milhas na American Airlines? E que esteve na Costa Rica 22 vezes? E que nunca visitou nenhum vulcão e nenhuma praia? E isso em 10 anos... Me deu pena.

1 Response to "Na Costa Rica."

  1. Angel Says:

    Lucas,

    Mais uma prova de que tem gente que não sabe viver a vida... Eu conheço 12 países em 10 anos de AFS, mas oficialmente estive em apenas 06, ou seja, os outrso 06, fui por minha conta e risco, aproveitando os stops, tirando um diazinho de folga que seja... Não fiquei com pena do teu ex chefe não... Qum não aproveita as oportunidades é porque não as merece... Tu vai ver que ele ainda vai deixar essas milhas expirarem e não vai a lugar nenhum!

    Adorei teus comments mas meu instinto de auto-preservação ainda não impede minhas listas. Me diverti horrores ontem a noite eu e um amigo publicando os comments das nossas múltiplas personalidades...Contudo estou mais atenta a "posts-recados-direcionados-a-targets-mal-resolvidos"... hahaha... deixa isso pra lá... não consigo conter minha ironia!

    E adorei a foto da cratera! Tenho um fascínio por vulcões, mas minha vontade é sobreovoar o Kilawea de helicóptero. Não pude fazê-lo qdo fui ao Hawaii, mas é sempre bom ter motivos para ter que voltar aos lugares que a gente mais gostou!

    PS Tb vi uma fotinho ontem do GNT que vc não sabe que eu tirei, que está linda e lembrei da nossa reunião... Vou publicá-la no blog do TNT que vou reativar e te aviso.

    PS 2 manda as idéias aí... Tô precisando avisar ao TNT das novidades para 2007, precisamos conversar!