Saludos desde México!

Thursday, December 14, 2006 5:44 AM Posted by Lucas Welter
Por mais que voltar a uma cidade não seja como a primeira vez, gosto da sensação(falsa) de que domino a cidade pelo fato de já ter estado lá. Isso se complica um pouco aqui na Cidade do México, já que é a segunda maior cidade do mundo e as chances de eu passar por um mesmo lugar duas vezes é remotíssima.

Mas vá lá... chego bem no dia do feriado da padroeira do México, Nossa Senhora de Guadalupe. Perigrinações digninas de N. Sra. Aparecida. Ontem, terça, vim destinado a cumprir a missão de visitar Teotihuacán, cidade com 1800 anos, anterior aos Aztecas, aqui perto da cidade do México. Tours guiados em ônibus especias por 30 dólares ou metrô-bus normal de linha e vendedores ambulantes por 6 dólares ida e volta. Hum... posso aguentar os vendedores. Mas o fedor de suor dentro do bus quase me matou.

Perguntei no hotel, quanto tempo seria necessário para visitar a cidade toda, não acreditando no fiel escudeiro (Lonely Planet). A resposta veio: olha, visitando tudo, mas rapidinho, 5 horas. Sem o deslocamento até lá. Não acreditei. Só me dei conta da dimensão da coisa quando coloquei os pés em Teotihuacán. O lugar é muito maior que Antônio Prado, as pirâmides tem uma base de 200m, dá pra imaginar isso? Clima colaborando (18 graus) e tudo vazio por causa do feriado.

No lugar não tem guias, mas tem umas placas que informam bem onde estamos, o que visitar e tudo. E ainda tem um trem que desloca as pessoas para Porta 1, Porta 3, Porta perdi a conta. Confesso que sempre fui fascinado pelas civilizações pré-colombianas, mas não imaginei a grandiosidade disso aqui tudo. Haja gente para erguer tudo isso. Vou publicando as fotos e contando.


Descobri porque o caminho entre a área amarela (Templo da Serpente Emplumada) e a area roxa se chama Caminho dos Mortos: é exatamente assim que a gente fica se cruzar ele todo (5Km) e ainda escalar as pirâmides.


Foto do Templo da Serpente Emplumada (construído entre os anos 200 e 300 da nossa era). Vi uma reprodução no Museu de Antropologia e tinha ficado impresionado com a riqueza de detalhes. Aqui não aparece muito, porque depois de uns anos os Teotihucas construiram outro templo por cima deste, acabando com as serpentes. Escavações recentes tem descoberto uma quantidade inacreditável de crânios. Qualquer sequinha e lá ian eles sacrificar uns quantos. Num paralelo com a atualidade, eu era a favor de sacrificar o Lula, o Zuanazzi e o Waldir Pires para os deuses acabarem logo com o apagão aéreo.


Esse é o Templo do Sol, a maior pirâmide de todo o México. A base tem 250m. Não sei quantos degraus até lá encima, mas eu subi (O próprio Indiana Jones). E eis que me deparo com umas criaturas meditando e cantando lá encima. Ema, ema, ema...


Essa é a vista de Teotihuacán do Templo da Serpente. A gente não faz nem idéia de quão longe é caminhando, nem da quantidade de pó que tem no caminho. A pirâmide maior é a do Sol (que agora tem uma teoria que é da água) e a outra é a da Lua (confirmada). Minha sorte é que fazia agradabilíssimos 18 graus. E a quantidade de ambulantes é assombrosa... mas não enchem muito o saco. O urbanismo impressiona. Tão avançados quanto os romanos... cidade organizada para 85 mil pessoas, com água canalizada. Mas o que eles gostavam mesmo eram os sacrifícios.


Olhando a Pirâmide do Sol do alto da Pirâmide da Lua. Subi também... mais íngreme, mas subível. Tem uns platôs geniais no caminho, devia ser mais pública e acessível que a do Sol. E pelos esqueletos, os sacrifícios eram mais sangrentos.


Vista frontal da Pirâmide da Lua. Meio ego-shot... aliás tenho uma quantidade de ego-shots...simplesmente saiam perfeitas as fotos.

Bom, gastei 4 horas de caminhada (uns 10Km no total) e depois eu e outros gringos muito divertidos pegamos um bus com ar condicionado para voltar para a Cidade do México. Rumo ao terminal norte. Chegando lá, recepção com Mariachis... Sim, estou no México. Bom, hora de trabalhar. Meu chefe chegando. Sábado outro dia livre. Vou na casa da Frida.

3 Response to "Saludos desde México!"

  1. A.L. Says:

    Tu foste a Teo (olha a intimidade) e vai à casa da Frida?! Te odeio. Ponto final
    P.S.: "Ema, ema, ema" me fez dar uma gargalhada daquelas! =D (Mas eu continuo te odiando... Hunf!)

  2. Anonymous Says:

    Humm Sr. Lucas, não sabia que vc gostava da história dos povos pré-colombianos... Tem um livro que todo mundo pode aparentemente achar religioso apenas (que de fato tb é) mas que fala desse povo...
    Quando conseguir achar um te dou ou se vc achar ele antes (ou ele te achar antes de mim), ele se chama o Livro de Mórmon...
    Na boa se vc olhar uma dupla, vestida social e com uma plaqueta dizendo Elder alguma coisa, para eles e pede o livro, é de graça...
    Aproveite bem aí...
    bjs

  3. Brau Says:

    Acho que sao 300 degraus... Xinguei do primeiro 'patamar' até chegar lá em cima uhauhauhua. Mas vale a pena né..? Só nao tive saco de esperar a FILA pra colocar o dedo naquele buraquinho, lá em cima(haha será q vao entender isso?)... Enfim. Depois vou postar as fotos etc.

    (tudo bem que estou escrevendo 2 anos DEPOIS do seu post, mas whatever...)

    Beijos.