Os 9 melhores de 2006.

Saturday, December 23, 2006 8:09 AM Posted by Lucas Welter
Como eu disse, nada de listas pessoais ou de exposição gratuita (já basta o Journal)... mas cinema eu relevo. Na minha opinião, os filmes mais legais de 2006, sem dar uma de critico de cinema. Aliás, tem pessoal mais de mal com a vida que crítico de cinema?

9. Piratas do Caribe 2.
O Cofre da Morte.Tem quem não goste de Jack Sparrow. Eu achei meio comprido, mas é entretenimento garantido. E cada vez gosto mais da Kate Winslet. Não vejo a hora de ver o terceiro.

8. O Diabo veste Prada. A atuação perfeita de Meryl Streep e o carisma de Anne Hathaway são os grandes atrativos do filme, uma comédia leve, despretensiosa e divertida sobre o mundo da moda. E depois que eu li o livro, acho o filme melhor ainda. A adaptação é perfeita.

7. Café da Manhã em Plutão. O diretor Neil Jordan acertou na mosca ao escolher Cillian Murphy para interpretar o travesti que busca pela mãe desaparecida. O ator, um dos melhores da atualidade, carrega o filme nas costas. Eu já tinha comentado aqui que tinha adorado a trilha sonora. Decidi incluir na lista de histórias divertidas e bem contadas.

6. Volver. Almodóvar traz de volta a excelente atriz Carmen Maura e a comédia para os seus filmes. E viva Penélope Cruz. Precisa falar mais?

5. Match Point.
Woody Allen abandona a comédia só para mostrar que também consegue fazer excelentes filmes dramáticos. Este ainda tem Scarlett Johansson no elenco. Filmão para aproveitar cada segundo de fita e se surpreender no final (ou não).

4. Babel. Eu sei, ainda nem estreou por aqui... eu aproveito momentos sozinho no exterior para ir ao cinema e pensar que posso pensar em português. Se gostaram de Crash, esse é tão bom quanto e mostra quanto o mundo vai demorar para se entender. E desde Y tu mamá también, adoro o diretor mexicano Iñarritu.

3. O Plano Perfeito.
Spike Lee mostra porque é um dos melhores diretores de todos os tempos. Nesse thriller de ação, o roteiro impecável e as atuações excepcionais de Denzel Washington e Jodie Foster são a grande calda de chocolate quente no profiteroles (gostou?). “Plano Perfeito” seria o filme mais legal do ano, não fosse por esses aqui embaixo.

2. Os Infiltrados.
Deu para piscar o olho no cinema? Não deu. Os bad boys do Scorsese voltaram para a felicidade geral da nação viciada nos filmes do cineasta. Destaque para o roteiro com milhões de reviravolta, a ótima atuação de Leonardo Di Caprio e o personagem esquentadinho e boca-suja de Mark Walhberg.

1. Pequena Miss Sunshine. O road movie é uma mistura perfeita de drama e comédia. É filme para rir e chorar. Os atores são fantásticos, a história é criativa, comovente e aproveita para dar um cutucão na sociedade norte-americana que supervaloriza o “bonito” e discrimina o “perdedor (loser)”. “Pequena Miss Sunshine” é filme para todos. Nota 10 com aplausos de pé.

PS. Ia fazer também a lista dos piores filmes de 2006, mas teria que ser um top 50 e daria muito trabalho. O primeiro lugar, no entanto, já adianto: “O Código Da Vinci”.

Por que 9? Sei lá, não achei um décimo.

1 Response to "Os 9 melhores de 2006."

  1. Angel Says:

    Adorei Lucas! Confio no teu gosto para cinema portanto adoro tuas dicas. Tem um monte aí que não vi (e vou me programar pra ver) e os que vi concordo com tua crítica!
    Beijocas!