Imagens de um final de semana de aniversário

Friday, March 31, 2006 10:42 AM Posted by Lucas Welter 2 comments
Eu tinha prometido. Menos palavras, mais imagens. Aqui, imagens de um fim de semana de aniversário, trabalho, diversão, trabalho, trabalho... mas foi bom pra matar saudades dos amigos.









Fotos



São duas da manhã e eu estou aqui selecionando fotos para um concurso do AFS. De verdade é uma tarefa complicadíssima para quem tem mais de 20 mil (!!) fotos em papel acumuladas desde 1994. Somando as digitais, não tenho nem idéia de quantas são... Bom, acabei perdido em uns contatos (copião...) de viagens - ruins de scanear.... Essa foi em Paris (Ana Luisa, pra ti!), em 2002.

By the way, lá vem a Era do Gelo 2... deve ser meio sem graça, como o primeiro, mas o esquilo pré-histórico-maníaco-compulsivo aí de baixo é tudo de engraçado.

Outono

Desde ontem já não faz um calor insuportável aqui em Porto Alegre. Sinal de que o outono vem vindo. Ventinho frio, céu mais azul do que sempre, colorido insuperável. Eu estava com saudades do outono.

Foto tirada nos USA, bem nesse clima. Aqui, mesmo na Serra, o vermelho dos plátanos não chega a esse tom, mas dá pro gasto (hehe).

Meu presente de aniversário...

Tô sem tempo para deixar um post legal sobre o meu aniver que acontece amanhã, então estou deixando um presente para vocês. Se vocês gostam de estourar plástico bolha, aqui vai um infinito. Só entrar no site abaixo.

Ema, ema, ema pra mim. Cada um com as suas manias... vou aproveitar e compartilhar mais duas, mas só duas, antes que algum psicólogo passe por aqui e me interne.

1)Eu não compro embalagem tetrapak. Não tem como reciclar o negócio... eles dizem que sim... mas alguém sabe onde fica a planta de reciclagem dos caras? Já travei brigas no supermercado por causa disso e minhas opções de suco tem se resumido a laranja/maracujá...

2) Eu não compro em Shopping se tem na loja da rua. Shoppings acabam com a urbanidade, transformam nossas cidades em ambientes áridos... não faço campanha contra, só não compro. Hoje comprei toner na loja da rua, mesmo pagando 4 reais mais caro do que no shopping.

Moral da história: nossas manias e valores acabam com a gente ($$$).



http://www.orapois.com/br/arquivos/09102003083039170g.swf

PS. Comemoração do meu aniversário:
Sábado dia 25 estarei de aniversário. Nos últimos anos, o AFS me "proporcionou" passar meus aniversários sempre trabalhando e em lugares diferentes... Dessa vez não vai ser diferente, estaremos numa reunião, mas pelo menos vou estar em Porto Alegre... Assim, vamos fazer uma festinha, light porque temos trabalho no domingo.

Onde? Tortaria, esquina da Fernando Gomes com a Padre Chagas
Horario? A partir das 21h
Data? Se o Orkut tá certo, sábado dia 25.

Ficarei muito contente com quem puder passar por lá.

Bjos e abraços,
Lucas - aniversariante da semana.

Dicionário

Hoje fui almoçar na arquitetura (meio tarde, lá pelas 3 da tarde) e vi uma galera tomando trote. Inspirado, resolvi inaugurar um momento dicionário aqui no blog. Sempre que tiver uma palavra interessante eu vou colocar aqui o significado dela!

::TROTE::
PELO AURÉLIO: sm. 1.Andadura natural das cavalgaduras, entre o passo ordinário e o galope, e que se caracteriza pelas batidas regularmente espaçadas das patas. 2.Bras. Zombaria que os veteranos das escolas sujeitam os calouros. 3.Caçoada

PELO LUCAS: momento importante da vida dos calouros (e também dos veteranos) onde eles podem botar pra fora suas vergonhas e se humilharem sem medo de serem os únicos a serem zoados. Fazer aquele tímido GRITAR SEM PARAR é fazer um bem pra ele. Trote é BOM huahauha!

Fora isso, hoje estive na UNISINOS visitando a Deby e o Cicero. Gosto demais deles!

Ah, só para manter o ritmo das fotos, essa foi na formatura da Gabi (Ms. Noro). Eu, a Deby, o Reynaldo e a Pati protagonizamos uma cena impagável ao disputar o palco com a dançarina de dança do ventre do restaurante. Fiquem com os bastidores...

Training for Trainers AFS BRA 2006

12:00 AM Posted by Lucas Welter 0 comments
Ah, que saudades!

foto cortesia do Reynaldo

Eu tinha esquecido...

A gente passa por tanta coisa na vida que eu tinha esquecido o quanto a minha companhia me fazia bem. A gente fica sempre procurando 1001 programas pra fazer, pessoas pra sair, bocas pra beijar, lugares pra passear e acaba esquecendo de dar atenção pra gente mesmo! Pois é. Algumas pessoas que me conhecem bem sabem sobre o que, exatamente, eu to falando, mas serve pra qq pessoa que for ler isso.

Eu tinha esquecido o quanto eu me divertia só de olhar no espelho e começar a fazer careta, ficar vendo TV q nem idiota e conseguir ficar mais de 2 horas sem falar. Depois quando tocar o telefone atender rindo sem saber responder a pergunta "pq vc tá rindo?". Ás vezes não tem motivo. A gente se diverte com o que tem.

Só pra deixar claro que não sou egoísta nem nada: AMO todos que estão a minha volta, mas precisava de um tempo pra lembrar que eu amo também o Lucas que vive dentro de mim! Tentem conhecer melhor a pessoa que vive dentro de vocês.

PS. a todos que perguntam, a dotora (minha mãe) se recupera muito bem. Ela tá bem mais animada do que nas cirurgias anteriores e estamos esperando pelo plástico finalizar o serviço - terminar de moldar a mama (e deixar ela com um peitão) e esperando pelos resultados dos exames para ver a continuidade do tratamento. Valeu pelo pensamento positivo.

Três Lições do Mágico de Oz

Monday, March 20, 2006 1:03 PM Posted by Lucas Welter 2 comments
Queridos amigos,

Quando um treinamento chega ao final, eu fico com uma sensação de vazio do tamanho do mundo. Treinamentos AFS são eventos tão intensos, que fica complicado voltar para a rotina (mesmo a minha, que na verdade é a preparação de outro treinamento...).

Depois de dormir 15 horas de sexta para sábado e mais outras 17 de sábado para domingo, acho que comecei a digerir e processar meu aprendizado com esse treinamento. Não pensem que treinador não aprende também... Aliás, esse foi o meu maior medo durante o processo de montagem desse t4t: o que eu vou aprender de novo com mais um training for trainers? E se eu não ganhar nada, qual vai ser a minha motivação para estar lá?

Hoje posso afirmar que valeu cada segundo do meu tempo voluntário: ver o nível de maturidade das perguntas, das experiências que foram compartilhadas, do muito sobre processos de grupo que eu aprendi, da preocupação e dedicação de vocês com as nossas tarefas, rever e fazer novos amigos. Mas acho que foi muito mais do que isso. A oportunidade de ter visto muitos de vocês um ano atrás e agora revê-los, me permitiu ficar muito orgulhoso com o progresso de vocês, com a transformação em treinadores mais capacitados, com desenvolvimento de habilidades, com o amadurecimento de vocês como pessoas. Com o meu amadurecimento e aprendizado como pessoa e treinador também...

Refletindo sobre esse aprendizado, quero dividir com vocês o Mágico de Oz (todo mundo ouviu falar, não é?) e três lições advindas da história que eu acredito que tenham ligação direta com o nosso estilo de treinamento. No final da história, Dorothy e os seus três amigos, após derrotarem a Bruxa Malvada do Oeste retornam para o Mágico de Oz para este realizar os seus desejos: Dorothy queria ir para casa (no Kansas eu acho...), o Espantalho queria um cérebro (também tô precisando de um...), o Homem de Lata um coração (o meu alguns sabem por ande anda ;) e o Leão Covarde queria coragem (isso eu acho que tenho o suficiente). Aqui vem a primeira lição: mesmo que participem da mesma atividade, indivíduos tem necessidades diferentes. E participantes de workshops, diferentes estilos de aprendizagem.

Dorothy e os amigos, logo descobrem que o Mágico de Oz não é tão superpoderoso assim, e que na verdade não passa de um simples mortal com um mega sistema de projeção multimídia. Afortunadamente, ele também é um bom improvisador. Procurando na sua bolsa ele dá para cada um dos personagens, símbolos do aprendizado que simbolizam os seus desejos: o Homem de Lata recebeu um relógio em formato de coração pela sua compaixão, o Espantalho recebeu um diploma pela sua inteligência e o Leão ganhou uma medalha de coragem. E o Mágico ainda se ofereceu para levar Dorothy para casa num balão... Aqui vem a segunda lição: se você não é um mágico superpoderoso, convém ter uma mochila com alguns itens que podem te ajudar em momentos onde tudo foge do controle. Em um contexto de preparação de workshops, esta lição sugere que é importante oferecer recompensas para satisfazer as necessidades individuais dos participantes. Num ambiente de workshops, essas recompensas vem em forma de experiências de aprendizagem apropriadas que estimulam diferentes estilos de aprendizagem.

De forma interessante, o Mágico não entregou o que realmente prometeu, embora todos ganhassem o que queriam inicialmente. Como eles conseguiram? Através da experiência! O Homem de Lata encontrou seu coração estando em uma situação em que foi requerida compaixão. Respondendo com raciocínio rápido, o Espantalho reconheceu o seu cérebro. Proteger seus amigos do perigo permitiu ao Leão descobrir a sua coragem. Dorothy, eventualmente descobriu que poderia ir para casa andando e por conta própria. Minha terceira lição do Mágico de Oz diz que: indivíduos aprendem melhor através da experiência. Se nós pudermos criar um ambiente de aprendizagem ativo e vivencial, é possível encorajar participantes dos nossos workshops a reconhecerem sua própria compaixão, coragem, inteligência e ainda levarem tudo isso para casa com eles.

Se eu pudesse resumir tudo isso em uma coisa só, acho que seria o quanto acertamos o foco do desenvolvimento dos voluntários do AFS Brasil, e vocês, o grupo por assim dizer de elite, são o melhor exemplo disso, agora confirmado.

Assim, foi um prazer enorme estar com vocês neste treinamento. Espero que 2006 passe bem rápido e que eu possa me surpreender novamente com os ganhos de vocês através das experiências que vocês irão passar ao longo do ano. Boa sorte, sucesso a todos, e caso necessitem, meu e.mail é lucas@welter.com

Bjos e abraços,
Lucas

PS. Embora meu cérebro diga que está tudo bem, meu coração me diz que está na hora de participar de um treinamento como participante e não como treinador. Alguém tem algum legal em vista? ;)

PS2. Minha mãe se recupera super bem e graças a ela, o Mágico de Oz está aqui. Mãe, nós bem sabemos quantas horas tu passaste ao lado da minha cama contando histórias antes de eu dormir...

=== Pergunta de hoje === 

Vocês também sentem frio na barriga todo domingo e vontade de explodir todos os relógios para o tempo não passar? Por quê?


Lucas in action


Gincana in action

AFS Training for Trainers 2006 - Day 1

Sunday, March 12, 2006 1:29 PM Posted by Lucas Welter 1 comments
Galera inscrita no T4T 2006 e que chegará na segunda: "casualmente" estamos pensando em vocês o tempo todo. Bjos e abraços do Preparatory Team. Abaixo, cenas de um dia na vida de um PrepTeam.













E aí Denise, o que a gente escreve? Pelas caras, fotos tremidas e respostas a perguntas não feitas, constata-se que muito trabalho andou rolando por aqui, até altas horas... Bom, a Denise continua pensando no que escrever, a galera foi formir e amanhã tem tudo de novo.

dos arquivos...


Hoje comecei a dar meu HD por perdido (por questões de pão-durismo...) e comecei a dar uma olhada nos meus arquivos de backup e achei essa foto, linda! Da época que eu andava com a máquina sempre na mochila e esperar pela revelação era umas das melhores sensações do mundo.

Estreando o mega link da net. A internet melhorou muito.

Imagem que vale por mil palavras...

Monday, March 06, 2006 1:44 PM Posted by Lucas Welter 2 comments


Só de pensar na semana que vem por aí me dá medo... 2006 já começou há dois meses e eu ainda não consegi colocar tudo no lugar. Minha casa tá uma zona, preciso de mais espaço para livros, meu HD ainda não voltou, aulas, espanhol, inglês, bolsa de pesquisa, AFS, amigos e os projetos mais variados possíveis.

Então, nada melhor do que começar com um pouco de bom humor...
A imagem vale por mil palavras, mas como eu falo muito, quero dedicar essa foto para todas as meninas que visistam esse weblog e não sabem como é essa vista lá de cima, de frente pro alvo, de pé mesmo, podendo escolher a mira exata sem molhar as pernas. Foto pós carnaval...