Manila, the Philippines

Monday, April 21, 2008 11:02 PM Posted by Lucas Welter
Como é que vocês descreveriam um bando de latinos na Ásia? Filipinos. Isso mesmo. Chegam tarde, falam alto, não se estressam, o trânsito é prá lá de caótico e o abacaxi é bem docinho. Não funciona. Não pode funcionar: asiáticos são asiáticos e muito particulares. Misturar latinos, acho que não podia dar certo. Mas tirando o calor e a umidade, acho que sobrevivi bem.

Meu primeiro contato com as Filipinas foi via uma Surfwear que se chamava The Philippines e tinha uns adesivos rosa sobre fundo amarelo limão. Quase inovador para o final dos 80 começo dos 90. Depois lembro de um seriado que a Globo passou sobre Corazón Aquino. E para por aí. Estar nas Filipinas me fez lembrar das aulas de história de Porto Rico. Quando a Espanha perdeu a guerra hispano-americana teve que entregar as Filipinas, Porto Rico e Cuba para os USA. o Final da história vocês conhecem.

Bom, estar nas Filipinas para um workshop de 2 dias é um luxo. Atravessar meio mundo para isso é mais do que um luxo, é uma heresia. Mas foi bem legal. Tivemos uma super coordenadora de treinamentos e um staff que ao retirar qualquer marcador ou material da mesa dos materiais (post it e afins) recolhia e organizava. Em um dado momento instiguei um australiano a ir lá na mesa e desalinhar umas canetas milimetricamente alinhadas. Não é que os caras colocaram tudo no lugar quando ele deu as costas? É isso que eu quero dizer quando acho que misturar é gozado: o "relaxa e goza" latino não combina com a obsessão do "don't mess with the system" dos orientais...

O atendimento, impecável, bem asiático: alguma coisa sempre sai errado, mas sorriso e a simpatia do pessoal é fenomenal.

Sem contar que Mr. Scherrer mudava a agenda a cada 15min. eu acho que os suíços são os brasileiros da Europa, mas isso é outra história. Dá-lhe mais 4 horas de vôo até Singapura e mais 10 horas até Aucland nos braços da Singapore Girl. Ainda falta descer até o sul da Nova Zelândia e enfrentar temperaturas de 0C (zero!).

Ok, mais notícia na próxima escala.



PS. Os workshops estão cada vez mais kindergarten...

1 Response to "Manila, the Philippines"

  1. Angel Says:

    Lucas...
    Li essa matéria hj e lembrei do teu post:
    http://br.noticias.yahoo.com/s/14052008/25/mundo-familia-filipina-esquece-bebe-aeroporto-no-canada.html
    Faz sentido!!! rsrsrsrs
    beijos