Batida de Abacate?

Monday, July 24, 2006 3:05 AM Posted by Lucas Welter
Todos os dias no almoço do pessoal do escritório do AFS temos um momento clássico: histórias do Lucas na família Almonte. Uma das boas da semana foi na quinta à noite.
Para dar mais cara de novela mexicana, español.
Cenário: La cocina de los Almonte.
Personagens: Máximo, Pedro Carlos e Alberto (los hijos), Maribel (la madre), Eli (la ayudante), Doña Chet (la abuela – cómo no?) y el protagonista Lucas (a.k.a. Frederico Eduardo*). Faltou apenas Don Pedro Almonte (el líder)
Roteiro: inusitado...

Eis que insistem que eu cozinhe. Ok, com duas cozinheiras e mais a avó, mesmo que eu fosse um chef premiadíssimo (o que não é caso – somente esclarecendo...) jamais me meteria com o trio. Casualmente, na quinta-feira à noite todos chegamos em casa quase na mesma hora e estávamos na cozinha jantando quando o assunto de eu cozinhar voltou... na hora peguei um abacate e fui fazer uma batida. Escolado, sei que no Caribe e arredores as pessoas comem abacate com sal e durante as refeições. Peguei o liquidificador e abri a geladeira para buscar leite. Foi o suficiente para a avó quase enfartar... leite e abacate não combinam gritou ela. Os demais todos excitadíssimos com a mistura (não sei se não era só para rir da avó...). Quando peguei o açúcar, foi a vez da Eli.: não vai dar para entra no quarto dos muchachos amanhã. Vai ter uma nuvem verde no ar. Sim, completou a avó: vão ter tapón (engarrafamento) no banheiro toda a noite... e continuaram com as maldições. Eu emendei: olha eu tomei o Murir Soñando de ustedes e nada me aconteceu (leite com limão, preparado num formato caribenho...) Resumindo, todos provaram e aprovaram a batida de abacate, menos a vó e a Eli, muito desconfiadas... e nada de conseqüências no dia seguinte. Pelo menos nada revelado publicamente.

Como tudo na vida, até não nos mostrem que é possível fazer de outra forma, acabamos por desconhecer...

Em troca, aceitei comer o mangú: banana verde cozida e amassada com cebola e com dois ovos fritos em cima... esse é o café da manhã tradicional... e também nem fez nada ao meu estômago. Para quem come mangú, batida de abacate é como água: inodora, insípida e incolor.

* Frederico Eduardo é meu codinome no Caribe... ganhei esse nome no "acampamento de chegada" (Convenção Nacional de Emergência do AFS local...). Lucas é um nome muito simples para gringo... aliás a vó só me trata por gringo... segundo ela para não confundir com os outros que passaram por aqui e fueron malos... e a mãe tira sarro me chamando de esses AFSes... porque outro dia ficamos conversando (eu e o Pedro Carlos) até a 1h e ela disse no dia seguinte que não conseguiu dormir por causa da nossa conversa de AFSes e se perdia o primeiro sono, não embalava mais...). E a conversa nem era sobre o AFS...

1 Response to "Batida de Abacate?"

  1. Angel Says:

    Lucas,
    Diferenças interculturais até aqui. Não sei se em POA o que vc fez se chama batida. Aqui se chama vitamina:P
    Mas olha, tu é corajoso! Eu não provaria essa tal de banana verde com ovo frito! ECA! hehehehe