Da Costa Rica para o México

Monday, November 06, 2006 11:42 PM Posted by Lucas Welter
Na sexta-feira, meu vôo deveria deixar San José às 16h10min para o Panamá e depois para o México (a menor distância entre dois pontos nem sempre é a menor distância entre dois pontos – não no mundo das aerolíneas...). Feliz no aeroporto com Internet grátis - aliás nunca tinha visto um país com tanta internet grátis – até no lava-jato da esquina tinha internet grátis sem fio...-, o aeroporto fecha por 20 minutos e adivinhem: meu vôo não faz a escala prevista em San José e toca direto para o Panamá. Por 20 minutinhos. Depois de 45 minutos esperando explicações, todo mundo que estaria no vôo é convidado a entrar novamente na Costa Rica. Recolher bagagens, passar pela imigração e ir para a fila do check-in ver o que o futuro reservava.

Nesse momento bateu o pânico. Depois da minha semaninha de reclamações, se ficasse mais um dia aqui nesse país eu entraria em depressão. Encontro uma funcionária (Ana) do AFS Costa Rica que ia pegar o mesmo vôo para o Panamá e depois iria para Los Angeles. Cada atendimento no check-in da Copa estava levando 12 minutos em média (garoto desocupado eu para ficar calculando isso, heim?). Aproveitei para abrir o laptop. Olhei para os lados e tinha um monte de brasileiro xingando a galera da Copa. Teriam (mos) que dormir em San José e eles não estavam pagando táxi nem hotel, afinal o problema tinha sido climático... Olho para o laptop e decido que não podia ficar nem mais uma hora por lá (como se a decisão fosse minha...). Verifiquei todos os outros vôos da Copa e de todas as outras companhias. Descobri que tinha um da TACA que sairia em 60min e iria direto para o México. Hora de pensar nos plano B de como eu convenceria o coitado do funcionário-xingado-por-brasileiros-arrogantes-falando-portunhol a me colocar num outro vôo (lembrei do episódio VARIG – durante o brabo da crise era só entrar num aeroporto dizendo que era passageiro VARIG para no começo te evitarem, e depois te baterem...). Comprar outra passagem estava fora de cogitação: eu sou empregado junior... nem cartão de crédito corporativo eu tenho... Converso com a Ana (AFS CRC) para organizar o plano C – reservar o hotel mais próximo do aeroporto antes que a brasileirada sem vôo lotasse ele. Ligamos para o AFS e voilá: hotel de preço módico a 5min do aeroporto reservado. E uma van viria me buscar em 60minutos. Avisar o AFS do México que um dia talvez eu chegasse.

Chegando minha vez, 45min para o vôo da TACA decolar, usei todo o meu bom humor para implorar que me colocassem no outro vôo, afinal, na CRC eu não podia ficar por motivos de saúde mental. E não é que a moça aceitou? Falou com a chefe, que falou com a supervisora, que falou com o despachante da Taca, que reservou meu lugar, que falou com a supervisora dele, que falou novamente com a supervisora da Copa, que falou com sei lá quem... e que voltou depois de 20 min com uma passagem emitida manualmente. E eu de check-in feito, chegaria no México, 20 minutos antes do que estivesse voando pela Copa. Tem horas que só o universo me salva.

Vôo exemplar, a TACA só tem Airbus novinhos em folha. E a Ana só consegui voar no dia seguinte. Acho que fui um dos únicos da Copa a sair de San José naquele dia... Mas antes tive que desreservar hotel, transporte e avisar o AFS do México, que naquele momento devia achar que o consultor expert brasileiro era fria, visto que não conseguia nem sair da Costa Rica...

Cheguei no México mais morto do que vivo. Entro num táxi e vou para o hotel. Caio na cama desejando meu ursinho de dormir e não acordar mais, mas antes lembro de programar o despertador para às 8:30 desconhecendo completamente o programa do dia seguinte. Em nenhum país do mundo AFS as coisas começam antes da 9h. E eu não tinha nem idéia de como seria o dia seguinte.

Para o México, vide posts abaixo.

0 Response to "Da Costa Rica para o México"