Terraportos

Monday, November 20, 2006 1:01 PM Posted by Lucas Welter
Festa do batizado do Artur em Caxias. Momento família (depois eu coloco as fotos). Volto correndo para Porto Alegre no final do dia, pego a mala pronta em casa e rumo para o aeroporto. Vôo simples, para GRU e depois Assunção. Nada demais. Chegando no aeroporto, os primeiros sintomas do caos: o check in 32 da TAM lotado (aquele das reclamações...), a fila além de quilométrica não estava andando, até na VARIG tinha fila... Mais sintomas: passageiros xingando o pessoal das companhias.

Momento do desespero em que sou levado a considerar que realmente ficarei no solo: passageira cumprimenta a mulher que estava na minha frente na fila: minina, tô aqui desde 1h da tarde (hora local, 19h...). já entrei, já saí, já trocaram meu vôo, parece que até o jogo do Inter foi suspenso. Sim, chove lá fora, sei disso, mas afinal o que é uma chuvinha? O check in anda, mais lamentos e na hora do meu, tudo muito rápido e eficiente e me garantem que a hora de atraso que eu teria, em nada prejudicaria a minha conexão.

Vou para a sala de embarque e me deparo com o caos: muita gente jogada pelos cantos. Bando de gente sem o kit aeroporto... Me sento na frente do portão de embarque e espero o mundo acontecer. Comecei a mexer numa apresentação para o treinamento, mas não agüentei: tinha um grupo muito divertido do meu lado convencido que não ia canto nenhum. Um dos guris conhecia a gerente de RP da Infraero que veio até o grupo e esclareceu que o problema foi o radar em Curitiba. Sei... suspeitei de novo dos descontroles dos controladores...

Cena seguinte, faço amizade com dois outros caras indo para o México. Enquanto isso, 20h, embarcam uma galera para Congonhas. Embarcam, porque decolar que é bom, nada. Fico lá falando com os caras México should I go or should I stay, durante um bom tempo até que nos comunicam, às 21h30min que o povo para as conexões do JJ3180 deveriam visitar a posição 32 do check in da TAM... Me ferrei, pensei. E a galera que tinham embarcado às 20h, ainda não tinha decolado...

Antes de realmente fazer o tour até a posição 32, resolvi falar com que parecia mais espertinho das 3 criaturas que a TAM tinha colocado lá para controlar o povo. Depois do ocorrido em San José com a COPA/TACA (posts abaixo), fui o mais amável possível para falar com o coitado do tal do Murilo e nisso se mete uma perua ensandecida na minha frente, conta todo o caos da vida dela e da viagem de carro em BH ou sei lá onde era e sai o Murilo com o cartão de embarque dela retirar a bagagem do avião... Vi que ela tinha o último livro do Semler na mão, perguntei se ela tava gostando, ficamos conversando sobre o quanto ele tinha amadurecido do livro anterior. No fundo a mulher era boa gente. Volta o Murilo, encaminha ela para o hotel, me agradece por ter desviado a ensandecida e resolve me ajudar: lá fora tu falas com o Marcelo.

Vou lá pra fora, entro na fila da TAM. Me dou conta que meus recém mais novos amigos (os da galera da Infraero) estavam no check in. E isso que eles tinha saído lá de dentro há duas horas... Logo a fila tava levando duas horas... Desisto... Vou lá para trás e busco pelo tal do Marcelo. Descubro que o Marcelo é o chefe da TAM no aeroporto. Deixo ele resolver todos os problemas da galera, mas expliquei o meu. Gente querendo cancelar a viagem (O Marcelo cancelou), um senhor que queria alimentação (o Marcelo mandou ele para a fila de duas horas (que fome...)), a família de João Pessoa (gente boa demais), que só queria a bagagem de volta (o Marcelo explicou que a rampa estava um caos –rampa é o serviço de colocar e retirar a bagagem do avião), casalzinho apaixonado em roupas de marca dizendo que nunca mais voariam TAM e que a lua de mel em Paris estava arrasada... (não, o problema não é a TAM idiota, é o voto mesmo...) – estes o Marcelo ignorou... eu só disse confio em ti: qual é a melhor maneira de tu me mandares para Assunção? (e ele fez: dia seguinte, bem cedo de manhã, depois que o caos passasse – ainda me disse que não ia me mandar para GRU para um hotel às 3h da manhã para me acordarem às 4h para ir para o aeroporto de novo...) E a bagagem? Olha, pega ela lá em Asunción amanhã de manhã... (será?) Ah, quer saber, eu não posso fazer nada mesmo, não vão me deixar ir lá embaixo fazer a triagem eu mesmo, eu vou para casa. Meus amigos México acabavam de chegar, mesma situação.

Fui para o térreo, peguei um táxi e vim para casa. No caminho pensei em quanta gente egoísta tem... Na hora do caos e do pânico cada um só pensa em si. Eu fui bonzinho; cada um que chegava para falar com o Marcelo eu achava que o problema era pior que o meu e deixava passar na frente. Então vinha o cara e pedia um sanduíche... Um senhor comentou... a culpa não é da TAM, é da gente que votou errado. Vírgula, disse eu, o senhor pode ter votado... não me inclua no seu grupo. Aí outra se doeu: a culpa é do Lula agora? Aí, pela primeira vez eu me exaltei um pouquinho: claaaaro, só entender que o superávit primário foi conseguido com falta de investimento em infra-estrutura que tudo se explica... acho que foi demais para a pobre que só queria passar as férias em Alagoas...

E como diz o ministro da defesa: não aconteceu nada... Será que ele defende alguma coisa? E começo aqui a campanha pelo fim da ANAC: depois que substituíram os militares do DAC pelos militantes do PT, só confusão. Deixa eu dormir... toca voltar pro terraporto daqui a pouco.

3 Response to "Terraportos"

  1. Angel Says:

    Lucas!!!
    Me preocupei agora...
    Começou a chover aqui tb... será que esse caos perdura amanhã?
    Tô pensando em ir mais cedo pro GIG... Mas o que vc vai fazer tão cedo em GRU se nosso vôo é só à noite? pelo visto agora vc voa conosco, né?
    Bjs

  2. A.L. Says:

    Mas tá me saindo um advogado (leia-se enrolador de Deus e o mundo) de primeira... =P
    Boa sorte com os vôos descontrolados. =)
    Beijo
    P.S.: Alguma notícia de Mlle. Diesel?

  3. A.L. Says:

    P.P.S.: Acabei de ver seu World Tour; confirmado que você não vem?! =\