Chandigarh

Friday, May 26, 2006 4:37 PM Posted by Lucas Welter
Chandigarh. Beautiful City. A primeira cidade nova planejada da Índia ( e única). Muito organizada, um pouco mais fresca, arborizada e funcionamento igual a Brasília. Setores, setores, setores. Fui no depto de turismo buscar autorização para entrar nos prédios do complexo do Capitólio. O gerente, uma figura, me fez assinar o livro oficial de visitantes, e quando viu meu passaporte exclamou: Brazil? A gente não vê brasileiros por aqui todo dia... Me deu 3 cartas de autorização (uma para cada edifício do complexo) e me ofereceu o serviço de motorista/guia subsidiado pelo governo. 1000 rúpias (23 dólares) pelo dia todo de carro com motorista e guia, facilitando as coisas. Topei na hora. Me aparece um guri bem bacana, me deu explicações muito inteligentes para as coisas e me ensinou muita coisa em hindi. Tinha muita palavra que eu queria saber o significado e ele foi bem paciencioso. Me deu uma aula sobre a partição (Índia/Paquistão) que acabou por gerar Chandigarh.


Museu de Arte de Chandigarh, pelo punho de Le Corbusier.


Corte Estadual de Justiça


De acordo com o Modulor do Corbu eu tenho as dimensões perfeitas...


A burocracia indiana é algo. Já tinha experimentado um pouco na hora de reservar os trens, mas o que eu vi no edifício das secretarias de chanigarh foi fora de série. Chegamos com minhas autorizações. O primeiro round de seguranças nos libera, caminhamos para o edifício, pergunto se podia tirar fotos externas. Ainda Não, responde o guia. A gente ainda não tem autorização. Vamos ter na volta (!!). A gente entra, vai na segurança, que nos dá outro papel. Subimos no sexto andar, carimbam os papeis que me deram no térreo, verificam online (no meio de pilhas de processos e papeis...) se eu era legal no pais... e me liberam. Voltamos ao primeiro andar para entregar o papel carimbado e aí eu podia subir no terraço do edifício... Imagina se eu não tivesse o guia. E ainda tinha um guarda me acompanhando o tempo todo.


The Open Hand, presente dele para a cidade.


Nunca achei Le Corbusier grande coisa, até entrar no plenário da Assembléia do Estado do Punjab . Acho que não sou capaz de descrever. Arquitetura às vezes a gente tem que sentir, e o que eu senti lá dentro é o que o cara foi um gênio desenhando aquele espaço. Me senti tão exclusivo por estar conhecendo aquele lugar único da arquitetura mundial e mais ainda: eu entrei sozinho (com o guarda e com o guia...) no plenário, ou seja, abriram só pra mim! O guia me explicou que a cidade tem muito orgulho da arquitetura e visitantes estrangeiros só estão lá por causa da arquitetura (ninguém vai a Chandigarh para ver árvores...) e que por isso eles faziam essas concessões. Realmente, fiquei impressionado. As únicas fotos que temos desses espaços são de livros que contam a vida do Corbu e são antigas e normalmente em P&B. Sentir aquele espaço todo, não sei, com certeza vou levar isso para o resto da vida.


Até parece Brasília...


Ego-picture of the day...

0 Response to "Chandigarh"