mais de Delhi

Wednesday, May 24, 2006 2:10 AM Posted by Lucas Welter
Hoje eu quero humildemente dedicar este post aos turistas idiotas do mundo. Graças aos turistas idiotas, todo ascensorista (1) de turista pensa que todo turista é idiota...

Sai do albergue por volta das 10h da manhã com um objetivo claro: comprar passagens de trem para Chandigardh e Agra. Entro no primeiro riquixá que me abordou (aqui tu não abordas um táxi, ou riquixá – ele te abordará primeiro...). E como aqui eu sou turista (finalmente...) então eles me disputam... Aliás, momento narciso: eu sou uma das maiores atrações de Delhi. É incrível como um ocidental chama atenção na rua. Não tem turistas caminhando nas ruas, e quase nenhum nos monumentos. Os americanos andam em ônibus climatizados, as American Bubbles (2), seguras, protegidas do ambiente e cultura externos... Voltemos. Quando o motora do riquixá (gordo- desconfie de indianos gordos...) soube que meu destino era a estação de trem, propõe me levar para “the” e não “a” escritório oficial de turismo do governo, para pegar uns mapas e fazer as reservas, uma vez que a estação de trens estaria meio cheia (diariamente, 8 milhões de indianos usam o segundo maior sistema ferroviário do mundo, que emprega 1,2 milhões de funcionários...) achei que poderia ser uma opção, mas como fiz o tema de casa (3), senti que era encrenca mas como era perto da estação, depois eu iria caminhando caso a coisa não desse muito certo...

Chegando no tal escritório, percebi de cara que todos os anúncios do governo, dizendo que o local era do governo, eram impressos na impressora doméstica do lugar... bom, fui em frente pra ver no que dava. Entro numa salinha, meu ascensorista junto, faço o meu pedido (ida e volta a Chandigarh), forneço os horários, eles perguntam várias coisas comprometedoras, como quantos dias eu ainda vou ficar, quando vou embrora, o que eu já visitei, essas coisas e ainda tem a cara dura de perguntar várias vezes só pra saber se estou falando a verdade...o cara liga para um monte de números, fala hindu, escreve coisas e me diz exatamente o que eu esperava: trem para Chandigarh, só para voltar... o primeiro para ir no horário que eu queria só na sexta, justamente quando eu vôo para Minique... Como eu disse, eu fiz o tema, sabia que tinham vários trens, etc, e o cara nem me ofereceu outras opções... entro no jogo: que outra forma tem para chegar em Chandigarh?... o cara começa dizendo que Chandigarh era imperdível, etc, etc e me oferece um carro com motorista. Resumindo, eu disse que não estava interessado, volto para o Riquixá (o ascensorista atrás...) e digo para ele me deixar na estação... ele ainda ficou tentando me levar para outro Escritório “oficial”... Eu retruquei: You didn’t get it, right? I’m not stupid.... aí ele parou a conversa, me largou perto da estação e fim dos serviços.

Vou para estação (realmente um caos – capítulo a parte), vou para o departamento de atendimento ao turista estrangeiro - tipo um escritório do INPS (hoje INSS) dos anos 70, papeis e mais papeis empilhados - , um ar condicionado que mantinha a temperatura ambiente equivalente a do Himalaia... encontro meio mundo representado lá dentro, incluindo uns monges tibetanos... preencho uns forms, sou atendido por uma lesma que ainda parou quando passou o homem do chá (ao invés da senhora do cafezinho aqui tem o homem do chá, servindo num bule a la Rainha Elizabeth, serviço completo, com xícaras brancas grandes e biscoitos...) e bingo. Saí de lá 1100 rúpias (50 reais) mais pobre e com passagens de ida e volta para Chandigarh no dia seguinte e ainda de troco, para Agra na quinta. Bem diferente do informado...

Assim, turistas otários, fiquem em casa (ou façam o tema...(3)): vocês só contribuem para o mundo ser um lugar mais desonesto.

Depois eu continuo.

PS. Estou frustrado. Já vi camelos, vacas, cabras, macacos e elefantes nas ruas, mas ainda nenhum encantador de serpentes... será que alguma sociedade de proteção aos animais proibiu?

(1) Definição do Ricardo Freire do cara que te encaminha para o cara que vai tentar resolver a tua vida ou te vender alguma coisa e ainda quer uma gorjeta por isso...
(2) Definição pessoal do ambiente seguro para americanos em estágio de defesa intercultural...
(3) tema de casa: ler tudo o que for possível sobre o país, entrar em sites na internet e ainda ler o Lonely Planet específico do local a ser visitado em livrarias se eles custarem mais caro do que você acha que deveria pagar por ele (quase sempre.)

1 Response to "mais de Delhi"

  1. Anonymous Says:

    Boa Lucas!!!
    Também sempre faço o tema de casa antes de viajar. Qdo fui para o Havaí o cara da agência me perguntou: "tem certeza que vc nunca esteve no Havaí?" tamanha a quantidade de infos que eu já tinha obtido no Frommer's!