Passagem pela India 1

Friday, May 19, 2006 3:39 PM Posted by Lucas Welter
Meio sem acentuação... meu computador está estranho... deve ser o curry.

Bom, ontem o dia ainda acabou de forma meio caótica. Voltei para o aeroporto no final da tarde, o motorista que levou foi muito bacana, ficou e dando dicas num inglês bem precário. Minha impressão até agora é que todos te querem desesperadamente como clientes...

Na hora de pagar (sempre perguntar antes – foi a dica) ele ainda me respondeu: Sou seu amigo e pague quanto tu quiseres... Quando saímos do hotel ele tinha me dito 230 rúpias. Até que é um valor “caro” comparado com outras pechinchas que daria para conseguir, mas tá dentro do meu orçamento, foi bem honesto e pasmem, me esperará na segunda à noite em Delhi.


Eu no Business Center do Radisson com o magnífico adaptador indiano.
(Meu ex-chefe - ex-partner director do AFS Bolivia, agora aqui na India (...), me deu um de presente. Imaginou que eu não teria um e comprou.

Corta para o Aeroporto Doméstico de Delhi. Sabe aquela rodoviária pó interior da Paraíba, naquelas cidades sem esperança? Pois é, o Aeroporto de Delhi ( o domestico...) é mais ou menos assim. Executivos internacionais se misturam aos executivos locais que se misturam, bom, a todo mundo que pode pagar por um bilhete (que são muito baratos... claro, sempre na referencia brasileira...)



Meu vôo tava duas horas atrasado, logo, outro chá de aeroporto, sem as mínimas condições. No meu estado, eu iriria dormir assim que me encostasse em algum lugar. Tinha dormido no café do Radisson por uma hora mais ou menos... mas no aeroporto isso não estava nos meus planos. Comprei um livro de uma série que eu acho bacana (Culture Chock Índia) e que tem para uns 50 países do mundo. Míseros 14 reais por um livro que na Saraiva custa 92... Me diverti lendo e confesso que me tranqüilizei um pouco, com relação aos modos e costumes dessa gente.



Embarque para Ahmedabad. Com esse nome, vocês já se deram conta que é uma cidade predominantemente muçulmana... de fato, até álcool é proibido no Gurajat (estado onde está Ahmedabad). O Hotel mandou um funcionário e um táxi me buscar. Fui facilmente reconhecido (por que será??). No oriente é o único lugar onde sou tratado como turista mesmo. Claro, e do Rio pra cima também...Vivem me dizendo e eu to concordando baseado em evidências: eu tenho muita cara de gringo...


O pais é uma grande confusão (vou achar um termo melhor para isso). Quase vinte línguas oficiais, centenas de religiões, hábitos e costumes muito diferentes. Inclusive as pessoas são muito diferentes de um lugar para outro. Só a comida que é apimentada em todo lugar...

Vôo tranqüilo, embarque na pista, calorão de 38 graus às 20h. Acreditam que o vôo de pouco mais de uma hora tinha comida de verdade, quente e requintada? Só que intragável... picante demais para mim... mas confesso que tinha o mesmo gosto de todos os restaurantes indianos que eu me aventurei mundo a fora. Logo, não, não estamos sendo enganados nesses restaurantes indianos na esquina. (Ciça, essas coisas são a tua cara – ainda me deves uma por aquele almoço indiano nos USA...)



No oriente, buzina é algo tão ou mais importante que o volante. O motorista do meu táxi buzinava constantemente para tudo e todos. Afinal, é uma salada só: gente, carros, ônibus, caminhões, riquixás, carroças, motos, bicicletas, velharias de forma geral e é claro, vacas.

No caminho, uma cena que já tinha ouvido falar: pessoas dormindo nas ruas. É tão quente é tão pobre que as pessoas montam umas camas dessas de acampamento militar na rua e dormem, aos montes, na frente das casas. Se tu achas que o Brasil tem pobreza, não conheces a Índia. Mas mesmo os mais humildes são muito bacanas. As pessoas não te encostam, mesmo quando vão pedir coisas... e isso, pelo menos para mim é bom.



O hotel é bem tranqüilo, bem padrão ocidental de limpeza e conforto. Ar condicionado, internet wi-fi por tudo (embora se tenha que pagar a parte...) e restaurante bom.

Agora to muito curioso para na segunda-feira voltar para Delhi e viajar um pouco, explorar um pouco mais o país sem essa bolha que me protege. Vou contando.

Sim, a Índia não é simples para nós ocidentais. É um filme, mas não é Spielberg, é documentário.

1 Response to "Passagem pela India 1"

  1. Anonymous Says:

    To gostando dessa idéia de blog.
    1o. tenho noticias tuas sempre
    2o. é mta cultura e aprendizagem junto
    3o. já pensou tu lembrar de me contar todos estes detalhes qnd voltasse? fora que iríamos passar semanas conversando...

    Continua a escrever. To adorando!

    Beijos